COMISSÃO CIENTÍFICA
Cristina Argel de Melo (Presidente)
Fisioterapeuta de formação base, doutorou-se em Fisioterapia na Universidade de Brighton em 2008. É Professora Coordenadora na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto, desde Abril de 2000.
Tendo ao longo dos últimos 21 anos desempenhado diferentes responsabilidades na ESS-P Porto, no presente é:
-
Diretora Clínica da Clínica pedagógica da ESS;
-
Coordenadora da ATC de Fisioterapia;
-
Coordenadora do Mestrado em Fisioterapia;
-
Docente na Licenciatura e Mestrado em Fisioterapia;
-
Membro do Conselho Científico desde 1999;
-
Responsável pelos serviços prestados na Comunidade na Área Técnico-Científica de Fisioterapia ESS P-Porto desde 2008;
-
Membro do Centro de Estudos do Movimento Humano (CEMAH) da ESS P-Porto.
Área de estudo e investigação: a promoção de saúde em adultos mais velhos com o intuito de aumentar a sua literacia em saúde e diminuir os fatores de risco de queda através de programas de exercício específico promovendo um envelhecimento ativo. Como membro do CEMAH tem orientado doutoramentos, mestrados e projetos de investigação de finalização da Licenciatura em Fisioterapia na área do envelhecimento ativo especificamente na vertente do exercício físico e cognitivo.
Madalena Gomes da Silva
Fisioterapeuta de formação base, doutorou-se em Fisioterapia no Kings College London, University of London em 2002. É Professora Coordenadora na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, desde setembro de 2000.
Tendo ao longo dos últimos 17 anos desempenhado diferentes responsabilidades na ESS-IPS, no presente é:
-
Presidente do Conselho de Representantes da ESS-IPS;
-
Coordenadora da Mobilidade Internacional;
-
Coordenadora de dois projetos internacionais autofinanciados;
-
Docente na Licenciatura e Mestrado em Fisioterapia;
-
Membro do Centro Interdisciplinar de Investigação Aplicada em Saúde ESS-IPS (CIIAS-ESS/IPS);
-
Membro do Conselho Nacional dos Centros Académicos Clínicos por nomeação do CSISP.
Área de estudo e investigação: o envelhecimento, na perspetiva da promoção da saúde da pessoa idosa, a promoção da sua autonomia de terceiros e integridade do movimento. Trabalha em colaboração com a Universidade de VIC (Catalunha) na orientação de doutoramentos, e é orientadora dos projetos de investigação na área do envelhecimento que decorrem no âmbito do Mestrado em Fisioterapia na ESS-IPS, nomeadamente centrados em duas áreas: (1) Avaliação e Medida de Fatores Preditores de Envelhecimento Bem Sucedido (2) Atividade sedentária e atividade física ligeira nas pessoas com 75 ou mais anos.
Anabela Correia Martins
Fisioterapeuta de formação base, doutorou-se Doutoramento em Psicologia, pela Universidade do Porto (2009). É Professora-Adjunta do Departamento de Fisioterapia da ESTeSC Escola Superior de Tecnologia da Saúde, do Instituto Politécnico de Coimbra.
Tendo ao longo dos últimos anos desempenhado diferentes responsabilidades na ESTSC-IPC, no presente é:
-
Docente na Licenciatura e Mestrado em Fisioterapia, Mestrado em Educação para a Saúde, Mestrado em Saúde e Segurança no Trabalho e na Pós-Graduação em Envelhecimento Ativo;
-
Colabora no Programa de Doutoramento em Ciências da Saúde (Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra);
-
Coordenadora da Mobilidade Internacional;
-
Membro do Instituto de Investigação Aplicada do Politécnico de Coimbra (i2A), LABINSAÚDE - Laboratório de Investigação em Ciências Aplicadas à Saúde;
-
Colaboradora da OMS-Centro Brasileiro para a Família de Classificações, incluindo o Functioning and Disability Reference Group (FDRG), Disability and Rehabilitation Network (DAR) e Education and Implementation Committee (EIC);
-
Investigadora Principal do projeto FallSensing, financiado pelo programa Portugal 2020 e pelo Fundo de Desenvolvimento Regional da União Europeia;
-
Investigadora em 4 projetos internacionais (autofinanciados): 1) Active Ageing Model for improving health and participation of community dwelling elderly in Kolkata and Coimbra; 2) ELiHS - English Literacy in Health Studies; 3) Psychosocial impact of assistive technologies for older persons life: international perspectives; 4) mICF Project - International Collaborative of Functioning and Disability Reference Group of the WHO’s Family of International Classifications (WHO-FIC), e um projeto nacional Literacia em Saúde em Cuidados de Saúde Primários (ARSC): uma estratégia para capacitar cidadãos na prevenção de quedas e promoção da saúde.
Áreas de estudo e investigação: Programas de prevenção de quedas e fraturas, Envelhecimento ativo, Instrumentos de medida e de avaliação da funcionalidade e participação social, Fatores ambientais, Autoeficácia, Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (ICF), Registos eletrónicos em saúde e Big Data.
Paula Clara Santos
Fisioterapeuta de formação base, concluiu mestrado em Saúde Pública, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, doutorou-se em Atividade Física e Saúde, pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Título de Especialista em Fisioterapia pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto. É Professora-Adjunta na Escola Superior de Saúde do Porto- Politécnico do Porto.
Tendo ao longo dos últimos anos desempenhado diferentes responsabilidades na ESS-IPP, no presente é:
-
Docente no Mestrado em Fisioterapia e Coordenadora do ramo de especialização em Comunidade;
-
Membro no Centro de Investigação em Actividade Física, Saúde e Lazer;
-
Publicação vários artigos nomeadamente na área da saúde da mulher em revistas científicas indexadas;
-
Orientação de vários projetos de licenciatura e mestrado na área da saúde da mulher.
Áreas de estudo e investigação: Saúde Pública e Promoção de Saúde; Saúde da Mulher.